quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Pulando a cerca...

O jogador Valdivia achou que era uma boa ideia fazer noitadas sem a autorização do treinador do Palmeiras. Então, não foi. E o caso foi parar na polícia.

No dia 4 de fevereiro, o chileno foi clicado aos beijos com uma loira em São Paulo. Observação relevante: a moça em ‘questã’ não era sua esposa. Será que foi por isso que a esposa, Daniela Aranguiz, chamou as brasileiras de piranhas?

Ao ver que estava sendo fotografado, Valdivia tentou escondeu o rosto e da mulher, além de tentar negociar as fotos com o paparazzo Grizar Júnior. Mais tarde, eles foram nos cops (leia-se: polícia) e foi feito um boletim de ocorrência. No BO consta que o jogador “dirigiu-se agressivamente” ao fotógrafo, “ordenando que apagasse as fotos, pois era casado e aquilo iria prejudicá-lo”, segundo O Dia.

Caminhões caem em escavação da obra da Avenida Flores da Cunha em Cachoeirinha.

Dois caminhões caíram na escavação da obra da Avenida Flores da Cunha, em Cachoeirinha, no início desta manhã. Os acidentes causaram congestionamento na via e a lentidão foi sentida na Avenida Assis Brasil e na freeway, na zona norte da Capital.

Segundo o motorista Leandro Dietrich, 49 anos, chovia no momento do acidente, por volta das 5h. O motorista afirma que passa diariamente pelo local.

— Esta obra está muito mal sinalizada e acabamos saindo da pista — reclama Dietrich.


Foto: Ronaldo Bernardi

Segundo o engenheiro responsável pela obra, Ero Silva Fernandes, não há problema na sinalização no trecho:

— Temos uma sinalização toda de plástico com a base de borracha, com fitas refletoras, espaçada em torno de cinco metros uma da outra. Além disso, a empresa mantém um funcionário no local à noite para guardar o equipamento e controlar a sinalização.

Em vídeo, veja os transtornos causados pelo acidente:


Fernandes afirma que, às vezes, ocorre de veículos baterem e derrubarem as placas.

— Como a pista é estreita, o veículo mais largo tem que ter cuidado, mas é o cuidado que se deve tomar quando há qualquer obra — completa o engenheiro.

Apesar dos susto, ninguém ficou ferido.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Susepe discute presença de visitas de crianças em presídios.

Administradores das casas prisionais da região e 10 delegados penitenciários abriram as discussões, na manhã de ontem sobre o programa estadual de atenção integral e humanização do atendimento à crianças e adolescentes nos espaços prisionais. O superintendente da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe). Gelson Treiesleben, e a diretora do departamento de tratamento penal, Ivarlete Guimarães de França, também estiveram presentes. Segundo o delegado penitenciário da região, Vanderlei Righi, Santa Maria foi citada como exemplo, pois visita de menores em idade escolar só podem ser feitas aos finais de semana. Como principal foco nas discussões, foi levantada a questão de como está sendo feito com os filhos das presas que ficam nas unidades prisionais. “Discutimos questões para buscar padronizar o acesso dessas crianças nas casas prisionais. Em Santa Maria, crianças com idade para estarem na escola só fazem visita aos finais de semana”, explica Righi.
Agora, conforme o delegado, está sendo feito um estudo sobre os presídios para ver os locais em que as crianças tenham um acesso com menor risco. Ele destaca o envolvimento da entidade na implantação da individualização da pena. “Estamos dando condições de o preso cumprir a pena de maneira adequada, e também está fiscalizando as obrigações dos presos que tem algum benefício”, destaca Righi.

Santiago e Uruguaiana vencem o Santiago Encena.

Santiago e Uruguaiana vencem a 15ª edição do Santiago Encena-Festival de Teatro Amador. A premiação foi realizada sábado, 22, à noite, no GSSGS, contando com a participação do prefeito Julio Ruivo e da primeira dama Gisele Ribeiro, além dos grupos concorrentes que representaram as cidades de Santiago, Uruguaiana, São Francisco de Assis e Itaqui.
O 15º Santiago Encena foi realizado nos dias 20 e 21 de outubro com espetáculos durante as manhãs, tardes e noites.
Os quinze anos do Santiago Encena foram revividos na noite de quinta-feira, 20, durante a abertura oficial do evento, contando com a presença de autoridades e convidados. Alguns depoimentos de pessoas que vivenciaram o festival foram exibidos com curiosidades a respeito da primeira edição realizada na década de 90, no Centro Cultural de Santiago, vencida pelo grupo de Teatro Liberdade, com a peça a Visita da Sogra, de Marcio Brasil. As centenas de apresentações teatrais e de danças também foram lembradas, bem como o nome de todos os grupos que, ao longo dos anos, fizeram parte do evento promovido pela Prefeitura de Santiago, quando da administração de Antonio Carlos Cardoso Gomes e da então secretária de Educação Tânia Madeira. Toninho, como é conhecido, hoje vice-prefeito, foi quem fez o pronunciamento de abertura do Santiago Encena, oportunidade em que agradeceu cada pessoa envolvida, seja da organização ou concorrentes. Na oportunidade, foi entregue o troféu Caio Fernando Abreu, neste ano, à Fanfarra da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada pela sua efetiva colaboração em todos os eventos da cidade de Santiago, contando com a presença do general José Estáquio Nogueira Guimarães. Julgaram a 15ª edição do festival de teatro amador de Santiago, Renato Campão, Luana Michelotte e Vera Mesquita, ambos de Porto Alegre.

Bancos se preparam para o uso da biometria nos caixas eletrônicos.

Clientes bancários no Brasil estão se adaptando a uma nova tecnologia – o uso da biometria em caixas eletrônicos. A tecnologia identifica o cliente pela leitura das digitais, da palma da mão ou de outras características únicas e pode substituir o uso de senha.
A biometria nos caixas eletrônicos no país começou a ser usada em 2006 pelo Bradesco. O banco escolheu a tecnologia Palm Secure, que captura a imagem do padrão vascular da palma da mão e funciona como uma senha. Atualmente, em todas as agências do banco é possível encontrar pelo menos um equipamento de autoatendimento com a tecnologia. Segundo o Bradesco, desde que a biometria foi adotada, cerca de 6 milhões de clientes optaram por usar sistema de leitura biométrica para realizar suas transações, instalado em 21.752 máquinas de autoatendimento.
No Banco do Brasil (BB), a expectativa é que a partir do próximo ano comecem a ser instalados os módulos nos caixas eletrônicos para que seja possível fazer o uso da biometria.

Segundo o gerente executivo da Unidade Gestão de Canais do BB, Pedro Acácio Bergamasco, a expectativa é que em 2013 todos os equipamentos estejam adaptados e os clientes não precisem mais usar senha nos caixas eletrônicos. Atualmente, o banco tem 40 mil caixas eletrônicos. “A tecnologia reduz a possibilidade de fraudes, como clonagem de cartão”, disse Bergamasco. Quando os caixas estiverem adaptados, os clientes poderão fazer o cadastro biométrico nas próprias máquinas de autoatendimento.
A Caixa também tem projeto de uso das informações biométricas em caixas eletrônicos. No dia 18 de agosto, o banco anunciou que irá receber do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) os dados do cadastro biométrico de eleitores. A ideia é usar as informações para garantir a segurança e evitar fraudes no pagamento de benefícios previdenciários e do Programa Bolsa Família e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Na época, o vice-presidente de Tecnologia da Caixa, Joaquim Lima de Oliveira, afirmou que no futuro será possível sacar benefícios sem usar senha e cartão, apenas por meio da digital do cidadão. De acordo com ele, atualmente muitos beneficiários perdem a senha ou recorrem a outras pessoas para sacar o benefício no banco.

vc repórter: candidatas a rainha da Oktoberfest desfilam em SC

A vencedora do Concurso Rainha da Oktoberfest 2012 será conhecida no próximo domingo, no encerramento da festa deste ano
Foto: Jaime Batista da Silva/vc repórter


As candidatas do Concurso Rainha da Oktoberfest 2012 desfilaram nessa quarta-feira, 20, na rua XV de Novembro, no centro de Blumenau. Elas buscam suceder a rainha de 2011, Cristiana Kruger.
Além das 11 candidatas ao posto, desfilaram no quinto desfile oficial da festa outras 96 atrações, entre carros alegóricos, bandas, fanfarras e diversos clubes, além das apresentações curiosas, como da bicicleta tripla, dos minicarros e da babypeia, versão menor do carro em formato de centopeia que desfila no evento.
A escolha da rainha de 2012 será feita no próximo domingo, 23, no encerramento da 28ª edição da Oktoberfest. O concurso terá início às 20h, no pavilhão dois do parque Vila Germânica.
Tanto no sábado, como no domingo, as candidatas desfilarão pelo centro de Blumenau, na frente do carro que levará a atual rainha e as princesas Sabrina Beck e Ana Tolardo.
Confira as candidatas a rainha da Oktoberfest de 2012:
Andrea Crescêncio - 21 anos - de Joinville
Andressa Baer - 21 anos - de Blumenau
Cíntia Galz - 25 anos - de Blumenau
Danieli Muniz - 22 anos - de Chapecó
Fernanda Klaumann - 21 anos - de Blumenau
Izabel Zibert - 23 anos - de Spyer (Alemanha)
Kethlin Gusawa - 22 anos - de Presidente Getúlio
Mariane Klann - 28 anos - de Blumenau
Monique Sautner - 21 anos - de Blumenau
Raquel Maul - 21 anos - de Blumenau
Tais Draeger - 22 anos - de Blumenau

Anteriormente eram 12 as candidatas. Porém, no começo do mês de outubro, Talira Santos, 25 anos, de Porto Alegre, desistiu de participar do concurso. Ela alegou motivos profissionais para a desistência.
O internauta Jaime Batista da Silva, de Blumenau (SC), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos

Dilma parabeniza Cristina Kirchner pela reeleição na Argentina.

A presidente Dilma Rousseff telefonou, na noite de ontem (23), para a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, cumprimentando-a pela reeleição. A informação foi dada hoje (24) pelo porta-voz da Presidência da República, Rodrigo Baena.
Segundo Baena, Dilma disse que considera a vitória de Cristina Kirchner "importante para o Brasil e para toda a América Latina”.
Cristina Kirchner foi reeleita ontem, com mais de 50% dos votos. Em segundo lugar, ficou o candidato socialista, Hermes Binner.

FAMÍLIA BITENCURT EM FESTA!

Ocorreu na noite deste sábado no CTG Coxilha de Ronda o 3º Encontro da Família Bitencurt. Familiares santiaguenses confraternizaram com a participação de parentes de várias cidades do Estado. A família Bitencurt é uma família tradicional, honrada e exemplar de nossa cidade. Muitos são exemplos de vida e de superação e engrandecem nosso município.
Parabéns a família pelo exemplo de união e confraternização.
Foto: Comissão organizadora do 3º encontro.

domingo, 23 de outubro de 2011

PIADA DO DIA

O ENTERRO DA SOGRA

O sujeito voltava do enterro da sogra e resolve passar num boteco para comemorar.Duas horas depois, já bastante embriagado, está voltando para casa e, ao passar perto de um edifício em construção, é surpreendido por um tijolo que cai a poucos centímetros de seus pés.- E não é que aquela desgraçada já chegou no céu! – comenta consigo mesmo.

Primeiro dia é tranquilo e com prova bem avaliada

O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) transcorreu de forma tranquila, e os candidatos encontraram uma prova bem elaborada. Segundo professores de cursinhos pré-vestibulares, a dificuldade das questões de Ciências Humanas e da Natureza foi média, parecida com a da edição anterior. Com exceção de problemas pontuais em algumas delas – como falta de clareza, ambiguidade e textos não relevantes para a resolução – as provas foram bem avaliadas, com evolução em relação a exames anteriores.
“Em Humanas, se a prova for comparada com o do ano passado, ocorreram menos erros conceituais e houve menos questões ambíguas”, afirma o professor Elias Feitosa Amorim Junior, do Cursinho da Poli, de São Paulo, que cita como ressalva uma pergunta sobre escravidão que usa uma foto pouco precisa.
Os professores do cursinho Anglo destacam ainda os temas relevantes e a boa abrangência da avaliação. “Apenas História ficou mais focada em algumas fases, tanto no Brasil como no mundo. Todas as outras disciplinas tiveram uma boa distribuição”, afirma o professor Luis Ricardo Arruda, coordenador-geral Anglo. As questões de Geografia foram criticadas por serem pobres em imagens, gráficos, tabelas e mapas. A prova trouxe apenas um mapa e um gráfico; nenhuma tabela. “Foi muito pobre em recursos visuais. O único mapa era de geopolítica e a análise desses recursos é uma das competências cobradas”, destaca a professora Vera Lúcia, coordenadora pedagógica do colégio e do cursinho Objetivo.