domingo, 23 de outubro de 2011

Primeiro dia é tranquilo e com prova bem avaliada

O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) transcorreu de forma tranquila, e os candidatos encontraram uma prova bem elaborada. Segundo professores de cursinhos pré-vestibulares, a dificuldade das questões de Ciências Humanas e da Natureza foi média, parecida com a da edição anterior. Com exceção de problemas pontuais em algumas delas – como falta de clareza, ambiguidade e textos não relevantes para a resolução – as provas foram bem avaliadas, com evolução em relação a exames anteriores.
“Em Humanas, se a prova for comparada com o do ano passado, ocorreram menos erros conceituais e houve menos questões ambíguas”, afirma o professor Elias Feitosa Amorim Junior, do Cursinho da Poli, de São Paulo, que cita como ressalva uma pergunta sobre escravidão que usa uma foto pouco precisa.
Os professores do cursinho Anglo destacam ainda os temas relevantes e a boa abrangência da avaliação. “Apenas História ficou mais focada em algumas fases, tanto no Brasil como no mundo. Todas as outras disciplinas tiveram uma boa distribuição”, afirma o professor Luis Ricardo Arruda, coordenador-geral Anglo. As questões de Geografia foram criticadas por serem pobres em imagens, gráficos, tabelas e mapas. A prova trouxe apenas um mapa e um gráfico; nenhuma tabela. “Foi muito pobre em recursos visuais. O único mapa era de geopolítica e a análise desses recursos é uma das competências cobradas”, destaca a professora Vera Lúcia, coordenadora pedagógica do colégio e do cursinho Objetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário